27-04-2023
Em 27 e 28 abril 2023 realizou-se o 10.º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, em parceria com a Escola Superior de Educação do Porto, do Instituto Politécnico do Porto, sob o tema “Intervenção Pedagógica no Desporto em Contexto Pós-pandémico: Da Experiência Vivida aos Novos Desafios”.
Projeto PST-PIPE foi distinguido com o Prémio de Investigação Pedro Sarmento. Em baixo, encontram-se os resumos dos trabalhos vencedores.
1º Lugar Prémio de Investigação Pedro Sarmento
Título: (Re)construir a noção de ‘ser Fit’ no âmbito de um programa de Aptidão Física em Educação Física: Estudo em contexto de estágio com alunos do ensino secundário.
Resumo:
O avanço tecnológico tem favorecido e facilitado a adoção de estilos de vida sedentários, especialmente de crianças e adolescentes, pelo que é essencial intervir, desde cedo, na procura de prevenir estes comportamentos. A escola assume-se com um espaço privilegiado para promover o exercício físico e a saúde, nomeadamente a Educação Física. Neste espaço formativo, que é a escola, o objetivo deve ser o de criar as bases para a adoção de estilos de vida ativos para a vida, construindo uma ideia de ‘’fit’’ ajustada a cada indivíduo. Face ao exposto, este estudo visou captar as opiniões de alunos de três turmas do ensino secundário, de uma escola do grande Porto, envolvidas num programa de aptidão física ao longo de um ano letivo em contexto de estágio em Educação Física, em relação à ideia de “ser Fit?”. Foram recolhidas e analisadas imagens e/ou textos elaborados pelos alunos representativos da ideia do que, para eles, era ‘’ser fit’’ e realizadas entrevistas em grupo focal. Os dados foram analisados recorrendo a procedimentos de análise temática. Os resultados preliminares indicam: 1) representações distintas do “que é ser Fit”, materializadas em elementos relacionados com a prática desportiva, o fitness, a nutrição e a saúde como um todo; 2) aceitação do próprio corpo, procurando alcançar a melhor versão de si mesmos; 3) bons indicadores de uma visão salutogénica da saúde. A Educação Física, ao potenciar que cada aluno aceite o próprio corpo e invista na melhoria das suas capacidades, com vista à adoção de um estilo de vida ativo para a sua vida, cumpre um importante papel formativo. A ideia de “ser Fit” tem de ser algo ajustado a cada indivíduo e às suas particularidades, não se limitando a uma visão patogénica de saúde.
Palavras-Chave: Educação Física; Condição Física; Estudante-estagiário; Imagem Corporal.
2º Lugar Prémio de Investigação Pedro Sarmento
Título: Formar professores investigadores das suas práticas rumo a uma Educação Física que responda à diversidade dos alunos
Resumo:
A OCDE (2018) encoraja os sistemas educacionais a criar ambientes de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento do potencial de todos os alunos, dotando-os de capacidade de agenciamento na mobilização de conhecimento, habilidades e valores. Face a este desígnio, a formação de professores tem de ser capaz de preparar os futuros professores para estes desafios, sendo a promoção da aprendizagem profissional através da pesquisa uma possibilidade (Heissenberger-Lehofer & Krammer, 2021). Neste sentido, apoiar os estudantes em estágio a investigar a própria prática emerge como uma estratégia formativa de desenvolvimento de capacidades para investigar problemas, construir conhecimento e tomar decisões (Healy et al., 2010). Este estudo, inserido num projeto de investigação que visa apoiar estudantes-estagiários a investigar as suas práticas em prol de uma Educação Física (EF) inclusiva, visa analisar o modo como estudantes-estagiários de EF desenvolvem estratégias reflexivas para lidarem com situações desafiadoras que enfrentam no ensino dos jogos desportivos coletivos de invasão (JDCI) e que estratégias de inclusão utilizam. Participam no estudo 28 estudantes-estagiários de EF que realizam o estágio em núcleos de três a quatro estagiários, apoiados por uma comunidade de prática constituída por professores da faculdade e da escola. Os dados são recolhidos em contínuo em reuniões de núcleo de estágio, reflexões escritas, observação participante, artefactos de ensino e grupos focais. A análise exploratória dos primeiros dados evidencia que as reflexões dos estagiários são marcadamente descritas, identificando-se como obstáculos à melhoria as lacunas no conhecimento do conteúdo em conexão com a dificuldade de observar e detetar os problemas de jogo. As estratégias identificadas como inclusivas no ensino dos JDCI estão presentes nas práticas de alguns estagiários, embora de forma pouco consistente. A promoção em contexto de estágio do prático investigador pode servir como força motriz para vincular o desenvolvimento de futuros professores a práticas informadas pela pesquisa.
Palavras-Chave: Investigação-ação; Aprendizagem Profissional; Inclusão; Formação.
Referências:
Healey, M; Jordan, F; Pell, B & Short, C (2010). The research–teaching nexus: a case study of students’ awareness, experiences and perceptions of research. Innovations in Education and Teaching International, 47:2, 235-246, DOI: 10.1080/14703291003718968
Heissenberger-Lehofer, K & Georg Krammer, G (2021): Internship integrated practitioner research projects foster student teachers’ professional learning and research orientation: a mixed-methods study in initial teacher education. European Journal of Teacher Education, DOI: 10.1080/02619768.2021.1931112
OCDE (2018). The future of Education and skills: Education 2010 (ED.).
Os trabalhos vencedores estão inseridos no projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com a referência: 2022.09013.PTDC: “Empowering pre-service teachers as practitioner researchers toward PE inclusive practices”.